Consulte um profissional de Nutrição

Nutricionista Tina
nutritina@gmail.com

Cristine Laemmel - CRN-10 1883
Agende sua consulta pelo telefone 47 3333 8942

Policlínica Hospital Beatriz Ramos - Indaial - SC

quinta-feira, 29 de abril de 2010

“Além do Rótulo”: informações sobre qualidade e segurança de alimentos

“Além do Rótulo”: informações sobre qualidade e segurança de alimentos


No diac13/04/2010, a Embrapa, o Grupo Pão de Açúcar, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Anvisa inauguram o Serviço Além do Rótulo.

Às 10h haverá a instalação do primeiro terminal de consulta pública no Hipermercado Extra, Asa Norte, em Brasília.

O Serviço dá acesso às principais informações sobre frutas e hortaliças in natura. A iniciativa visa oferecer ao consumidor uma base de informações qualificadas para que ele possa fazer escolhas mais conscientes na hora da compra de alimentos.

O Serviço Além do Rótulo traz informações intrínsecas (propriedades nutricionais, qualidade e segurança) e extrínsecas aos alimentos (políticas públicas, contaminações, fraudes, alertas, sustentabilidade ambiental e agrotóxicos).

Consumidores e governo estão cada vez mais preocupados com o consumo de alimentos devido a alta incidência de obesidade, diabetes e problemas cardíacos em populações cada vez mais jovens. Uma alimentação mais balanceada é um dos caminhos para reverter esse quadro. Outro aspecto importante é a qualidade do alimento. Conhecer a forma de produção, os impactos do uso de agrotóxicos e os alertas para fraudes e contaminações, por exemplo, são questões essenciais e que normalmente estão difusas na mídia e nos órgãos referenciais. O Serviço Além do Rótulo as reúne num único ambiente de fácil consulta.

Para isto, especialistas das áreas de nutrição, saúde, agropecuária, meio ambiente e comunicação buscaram em bases científicas as informações mais relevantes nestas áreas sem perder de vista a linguagem adequada e a acessibilidade. Em 2005, nascia o projeto Além do Rótulo liderado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ) com a parceria da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Católica de Brasília.

Todas as informações foram organizadas num software conhecido como Árvore do Conhecimento que é continuamente atualizada com novos conteúdos. Em 2009, graças às parcerias com a Abras e o Grupo Pão de Açúcar, o projeto pôde construir a passagem para o acesso em local público.

No Hipermercado Extra, o primeiro a abraçar o projeto, o consumidor tocará na tela do terminal para obter a informação que deseja. Mas se quiser, poderá fazer isso também em casa via internet (www.alemdorotulo.com.br). O conteúdo estará disponível na web logo após o lançamento.

“Por meio das parcerias, o Serviço tem potencial para estar presente em mais de 80 mil lojas de supermercados filiados a Abras. A instalação do terminal num espaço público é o primeiro passo dessa escalada”, afirmou o pesquisador e coordenador do Serviço, Fénelon do Nascimento Neto, da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Lançamento:

Hipermercado Extra
STN 716 - Lote A
Asa Norte - Brasília – DF
Dia 13 de abril, às 10h

Outras informações: Pesquisador Fénelon do Nascimento Neto (fenelon@ctaa.embrapa.br)
Ocorreu um erro neste gadget